No sábado passado (21/11), estivemos na instalação da ghost bike de Joab Xavier, na Av. Jacu-Pêssego, Zona Leste. A bicicletada em homenagem à Joab foi organizada pelo Bike Zona Leste com o apoio do Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste e Bike Zona Norte.
Joab foi atropelado no dia 04/11, quando ia para o trabalho, na região de São Mateus. Segundo colegas de trabalho, Joab fazia o mesmo trajeto todos os dias, independente do horário e do clima, sempre de bicicleta. Alguns já haviam falado sobre o risco de ir de bicicleta na região, mas Joab insistia pois queria economizar o dinheiro do transporte para dar melhores condições para sua família.
A região de São Mateus, onde Joab foi morto, possui poucas ciclovias/ciclofaixas e ainda não está conectada ao restante da rede. Recentemente a Prefeitura iniciou a sinalização de uma ciclofaixa em um trecho da Av. Jacu-Pêssego, porém o local onde Joab foi atropelado não terá ciclovia. Se a Prefeitura tivesse feito uma ciclovia por toda avenida, talvez Joab estivesse vivo. Porém, a demora do poder público em agir permitiu que o atropelamento acontecesse e uma família ficasse sem pai.
Cerca de 60 ciclistas de todas regiões e até do ABC estiveram presentes para homenagear Joab, assim como grupos de pedal como o Pedala Itaquera e as Magrelas Aladas. Junto aos ciclistas estavam parentes, amigos e colegas de trabalho em Joab, que participaram em carros e motos. O cortejo foi escoltado pela Polícia Militar desde a Estação São Mateus (Metrô Linha 15 Prata).
A primeira parada foi a empresa Costa Lavos, onde Joab trabalhava. Para homenagear Joab, os companheiros de trabalho colocaram os caminhões em fila, de frente para o cortejo. Durante o tempo que ficamos lá, colegas de trabalho fizeram discursos falando de Joab e contando um pouco sobre ele. Nas palavras de Chaliton Trajano: “Joab era um companheiro, a gente tomava café junto todo dia e ele era como um irmão, ele era da família Costa Lavos”. Após as falas dos companheiros de trabalho, foi feita uma longa salva de palmas e gritos de “Joab presente” e “Justiça”. Na sede da empresa a Polícia permitiu que o grupo ocupasse 2 das 3 faixas da avenida.
Saindo da empresa, o cortejo se dirigiu para a Avenida Jacu-Pêssego, local do atropelamento. A princípio os ciclistas tentaram utilizar 3 das 5 faixas da avenida, mas a Polícia permitiu somente o uso de 2. Com essas 2 nos reunimos para realizar a homenagem.
Membros do Bike Zona Sul e Bike Zona Leste retiraram a bicicleta da caçamba da caminhonete e começaram a desmontá-la e pintá-la. Moab, irmão de Joab, e Fabio, cunhado, participaram da pintura da bicicleta fantasma (ghost bike).
No local do atropelamento ciclistas, parentes e amigos desenharam bicicletas, pediram ciclovias e escreveram o nome de Joab no asfalto. Durante a pintura foi explicado o significado da ghost bike, de homenagear o ciclista morto. Familiares pediram que todos se reunissem para orar um “Pai Nosso”, todos juntos, mesmo que cada um à sua maneira. Novamente, foram feitas várias salvas de palmas e vários gritos pedindo justiça. Ciclistas relembraram lemas como “Vai ter ciclovia na Paulista e na periferia”, “Mais amor, menos motor” e “Não foi acidente”. Também foram gritados “Justiça para Joab” e “Joab presente”.
Após a ghost bike ser fixada no poste próximo do local do atropelamento de Joab, os familiares agradeceram a homenagem e reforçaram que não vão deixar de buscar justiça para Joab. Membros dos coletivos de ciclistas se comprometeram a cobrar a Prefeitura para que ela instale de uma ciclovia no local. Ao final da homenagem, os cortejo se dividiu em grupos menores para estações do Metrô e da CPTM próximas.
Uma ciclovia nesse trecho da Jacu-Pêssego poderia ter salvado Joab. Assim como uma ciclovia da Rua dos Trilhos poderia ter salvado Lucas. Não podemos aceitar atropelamentos de ciclistas por falta de ciclovias ou desrespeito às leis de trânsito. Todo ciclista importa, em todas regiões da cidade, seja em bairros nobres ou na periferia.
Sabemos que o trânsito de São Paulo é violento, mas também sabemos que ciclovias diminuem as mortes de ciclistas, então por que a Prefeitura demora tanto para fazer ciclovias?
Precisamos de ciclovias para proteger pessoas e evitar mortes. Precisamos de ciclovias para que São Paulo seja mais segura e humana.
#JusticaPorJoab #NaoFoiAcidente #BastaDeMortesNoTransito
(Equipes Bike Zona Sul, Bike Zona Leste, Bike Zona Oeste e Bike Zona Norte / Colaboraram Pedala Itaquera e Magrelas Aladas)
#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #BikeSP #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe
Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul