A Volta do Frango é um percurso de longa distância, que é utilizado há mais de 40 anos por ciclistas de São Paulo como um roteiro de treinamento físico. No entanto, devido ao crescimento populacional da Zona Sul, as avenidas e estradas da região foram se tornando cada vez mais perigosas, por conta da grande quantidade de veículos motorizados em vários trechos do percurso.

Pouco se sabe sobre a real história da Volta do Frango, mas muitos dizem que antigamente era possível sentir o cheiro dos frangos, por conta das diversas granjas e avícolas que existiam na região de Parelheiros, Embu-guaçú e Itapecerica da Serra. No entanto, é uma tradição dos ciclistas de performance que se repete sempre em Dezembro, poucos dias antes do final do ano, renovando as energias para o ano seguinte.
Indicado para ciclistas de performance que queiram testar sua resistência em diferentes níveis de subidas, o trajeto passa por avenidas, estradas rurais e rodovias, porém é necessário extremo cuidado por conta dos inúmeros buracos que existem pelo caminho.

O roteiro começa na Zona Sul, passando por vias como a Av. Atlântica, Av. Senador Teotônio Vilela, Estrada de Marsilac, seguindo por Embu-guaçú, Itapecerica da Serra e Embu das Artes até voltar à São Paulo pela Estrada de Itapecerica e Marginal Pinheiros.
A sugestão de saída é no Largo do Socorro, local que possui comércios como a Padaria Indiana, que funciona 24hs e possui paraciclos pra trancar as bikes na porta. A região é fácil acesso para muitos ciclistas da cidade, sendo ao lado de uma entrada da Ciclovia Rio Pinheiros (Margem Oeste) e à Estação Socorro da CPTM, facilitando a chegada de trem, caso o pedal ocorra aos domingos ou feriados, onde as bikes conseguem acessar.
Segundo o aplicativo Strava: “Emocionante, muito técnica e um exercício completo, a Volta do Frango tem tudo. Você vai pedalar em longas avenidas pela cidade, estradas estreitas e abandonadas, montanhas verdes, fazendas e ainda vai dominar subidas intensas.”
RESUMO
– Tema do pedal: treino / velocidade / ambiental.
– Nível de dificuldade: difícil (para quem já pedala ao menos 60km com subidas sem se cansar).
– Distância: 100km (ida e volta).
– Ritmo recomendado: rápido (acima de 25km/h).
– Tipo de terreno: 100% em asfalto. Existem vários trechos esburacados.
– Tipo de bicicleta indicada: speed.
– Mapa do trajeto no Strava: https://www.strava.com/local/br/sao-paulo/cycling/routes/638?hl=pt-BR
– Mapa do trajeto no Google Maps:
Ando de bike sempre e a minha bike não e Speedo.
Posso participar
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia
Conheço o rapaz que batizou a volta do frango, o nome dele é Clodoaldo, mais conhecido como “Code” irmão do Ney que trabalha reformando quadros de bikes de carbono, ele e um grupo de amigos aqui da região do Rio Bonito pedalavam todos os dias, e todas as vezes que saiam para pedalar perguntava-se para onde iriam, e pelo menos uma vez na semana o Code dizia “vamos lá onde tem penas de frango (tinha muitas penas espalhadas ao longo de um trecho), vamos onde tem cheiro de frango, vamos lá nos frangos, vamos fazer a volta do frango” e o nome pegou e se espalhou. Na época eles faziam a volta com bikes de aço, e foram evoluindo ao passar dos anos até fazerem com bikes de velocidade, as famosas Speeds.
CurtirCurtir