Pedal Especial do Mês

O Pedal Especial do Mês é um encontro comunitário independente de ciclistas e grupos de pedal, que o Bike Zona Sul promove gratuitamente para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e turismo.

A ideia é marcar um ponto de encontro para uma coincidência de pessoas vindo de toda a cidade, sejam de grupos ou não, para realizar o passeio junto aos seus amigos, familiares e colegas de pedal, de forma independente, estimulando o cicloturismo autossustentável e a ocupação dos espaços públicos com a bicicleta, conforme garante o Código de Trânsito Brasileiro.

Bike Zona Sul Pedal Especial do Mês Parque das Árvores
Ciclistas reunidos no Parque das Árvores para o Pedal Especial do Mês

Como o objetivo é incentivar o uso da bicicleta, venha pedalando ou utilize o transporte público para chegar ao ponto de partida, que geralmente são locais próximo à estações de trem ou metrô. Recomenda-se utilizar a segunda opção para economizar energia para o percurso.

Os grupos se encontram mensalmente em uma data divulgada, através de uma página específica de evento no facebook e/ou demais redes sociais para conhecer um determinado roteiro previamente visitado pelo Bike Zona Sul.

Para a promoção desses passeios, buscamos sempre a parceria com movimentos sociais e pessoas atuantes da bicicleta, como por exemplo, nosso parceiro Fernando Bike, Marivaldo Lopes da Parelheiros Turístico, Márcio Salviano da Holanda Bike, Coletivo Imargem entre outros.

Bike Zona Sul Templo Quan-Inn
Templo Quan-Inn

Estamos trabalhando voluntariamente para divulgar e criar rotas de cicloturismo no Pólo de Ecoturismo de São Paulo, localizado na região de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, fazendo com que as pessoas conheçam pontos históricos da região, como a Igreja de Parelheiros, a comunidade de Colônia Paulista, Ilha do Bororé, entre outros, além das riquezas naturais existentes no extremo sul da cidade, buscando o conhecimento e a preservação desses mananciais.

O passeio é totalmente COMUNITÁRIO, ou seja, cada um é o próprio responsável por sua bicicleta, objetos e ações cometidas. A ideia é que seja um encontro de ciclistas como no evento da Tradicional Descida à Santos ou Massa Crítica. Sendo assim, NÃO HÁ LÍDERES, apenas ciclistas locais que auxiliam os grupos de pedais e ciclistas visitantes. É extremamente necessário que o ciclista CONHEÇA OU PESQUISE SOBRE O TRAJETO, evitando riscos para si mesmo. Não há carro de apoio: o ciclista deverá percorrer o trajeto com seus próprios meios e recursos, portanto, é preciso vir PREPARADO.

Veja o que levar nos pedais, clicando aqui.

Bike Zona Sul Ilha do Bororé Rex Andarilho
Ciclistas passando sob o Rodoanel na Ilha do Bororé – Foto: Rex Andarilho

O percurso é possível ser feito por qualquer pessoa, desde que já tenha o hábito de pedalar ao menos uma vez por semana em um trajeto de 50km ou mais com subidas, sem se cansar. É um pedal para o DIA INTEIRO, portanto é importante programar-se e quem já está acostumado a pedalar longas distâncias em um curto tempo, recomendamos não apressar os grupos, pois andaremos sempre em ritmo passeio por se tratar de um pedal turístico.

Todos os participantes devem andar SEMPRE juntos, em grupos e velocidade baixa entre 10 e 20km/h (inclusive em descidas), sem andar à frente de seu grupo, para que todos possam acompanhar o mesmo ritmo e evitar que carros entrem no meio dos grupos de ciclistas. Esperaremos todos se reagruparem e descansarem, sempre que alguém ficar para trás, quantas vezes for necessário.

“O certo é o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. O errado é errado, mesmo que todo mundo esteja praticando.” Autor desconhecido

Bicicleta também é um veículo e deve ser conduzida de forma responsável. RESPEITE a sinalização de trânsito. Ocupe somente a faixa da direita e respeite os faróis, faixas de pedestres, enfim, todas as orientações de trânsito. Não abuse da velocidade! Evite acidentes! Não estrague o seu passeio e o dos outros participantes! Faça desse encontro um divertimento saudável para todos. 😉

Bike Zona Sul Grajaú Bororé Rex Andarilho
Ciclistas super animados na Balsa Grajaú / Bororé – Foto: Rex Andarilho

Para ficar por dentro dos passeios, acesse o grupo no facebook “Bike Zona Sul Cicloturismo“, clique em “PARTICIPAR” e receba as notificações de quando irão rolar os passeios.

ATENÇÃO: em caso de chuva / garoa, o pedal estará CONFIRMADO mesmo assim, pois entendemos que a bicicleta é um meio de transporte para qualquer clima, afinal, não somos de açúcar, não é? 😉 Portanto, leve sua capa de chuva e vamos pedalar!

Obs.: SOMENTE em caso de CHUVA COM TROVOADAS, teremos que cancelar o passeio, onde publicaremos um aviso com UMA HORA de antecedência.

4 comentários em “Pedal Especial do Mês

  1. Boa tarde! Ouvi alguma coisa à respeito de um passeio dia 17/04/2015, gostaria de saber mais detalhes e se realmente tem um passeio confirmado para essa data. Desde já, obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário