Ricardo Nunes pedalou na Ciclofaixa de Lazer, será que vai fazer ciclovias? (Editorial Conjunto)

No dia 19 de dezembro participamos da inauguração da ciclofaixa de lazer na Av. Vital Brasil e Av. Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã. O prefeito Ricardo Nunes pedalou acompanhado de Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e da nossa conhecida Renata Falzoni . Também estiveram presentes os coletivos Bike Zona Oeste, Bike Zona Sul, Bike Zona Norte, Bike Zona Leste e CicloCentro

Ao chegar no local, o prefeito foi entrevistado por Renata Falzoni (veja o resumo aqui!), onde ele se comprometeu:

  • A fazer 300 km de novas ciclovias e ciclofaixas previstos no Plano de Metas 2021-2024 ;
  • Implantar ciclovias nas periferias ;
  • Construir bicicletários em todos terminais de ônibus ;
  • Participar das reuniões da Câmara Temática de Bicicleta (CTB) a cada 3 meses, conforme o regimento da CTB.

Felipe Coutinho e Thomas Wang, do Bike Zona Sul, conversaram com o prefeito, explicaram como a Zona Sul é carente de infraestrutura cicloviária e recebeu pouquíssimas ciclofaixas novas na gestão Bruno Covas (PSDB 2018-2021). O prefeito Ricardo Nunes (MDB), que era vice de Bruno Covas, prometeu dar atenção à Zona Sul. Um dos exemplos que trouxemos foi a conexão das ciclovias da Av. Atlântica e Av. Sen. Teotônio Vilela, região conhecida do prefeito.

Também conversamos com o vereador Rodrigo Goulart (PSD), que apoiou a retirada da Ciclofaixa de Lazer em Interlagos e tentou remover a ciclofaixa da Av. Lourenço Cabreira. Segundo o vereador, na época “a discussão da bicicleta estava muito partidarizada”. Conversamos sobre a falta de ciclovias nas regiões de Parelheiros, Interlagos e Santo Amaro, além da falta de conexão dessas regiões com o Centro. Após a conversa, Goulart aceitou marcar uma reunião conosco em janeiro para discutir ações de mobilidade e ciclismo na Zona Sul.

O vereador George Hato (MDB), conhecido por apoiar pautas esportivas (incluindo a bicicleta) também estava presente. Conversamos sobre a ciclofaixa da Rua Luís Góis (a única implantada em 2021) e a necessidade de mais ciclovias na região da Saúde, Cursino e Jabaquara, além da conexão com Cidade Ademar. George Hato também aceitou marcar uma reunião conosco em janeiro.

Após várias conversas, o prefeito, vereadores e ciclistas presentes pedalaram por cerca de 2 km na Ciclofaixa de Lazer, enquanto vários cicloativistas conversavam com o prefeito (veja aqui!).

Vale lembrar que a Ciclofaixa de Lazer nas avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques é nova, porém substitui a da Av. Jornalista Roberto Marinho, que recebeu ciclofaixas em 2019/20. A quilometragem total das Ciclofaixas de Lazer diminuiu, já que a Roberto Marinho contava com cerca de 5,5 km e a Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques contam com cerca de 3 km. Estamos dialogando com a CET para que os 2,5 km retirados da Roberto Marinho sejam instalados em outro local.

Mais que isso, queremos que mais vias recebam ciclovias e ciclofaixas permanentes, conforme o Plano Cicloviário, que prevê  673km de novas ciclovias até o final de 2024, além dos 663 km existentes. Ou seja, até o final da gestão de Ricardo Nunes, São Paulo deveria ter 1304 km de ciclovias e ciclofaixas. 

Apesar de prometer 300 km de novas ciclovias e ciclofaixas conforme o Plano de Metas 2021-2024 assinado pelo ex-prefeito Bruno Covas, nós consideramos isso muito pouco. Atualmente São Paulo conta somente com 663 km de ciclovias e ciclofaixas para os 20 mil km de vias na cidade. Ou seja, apenas 3% das vias de SP oferecem estrutura segura para os ciclistas.

Prefeito Ricardo Nunes: esperamos que você participe periodicamente das reuniões da Câmara Temática de Bicicleta (CTB), se reúna com ciclistas e implante os 673 km de novas ciclovias previstas no Plano Cicloviário! Faça a diferença e deixe a sua marca como o prefeito que cumpriu integralmente o Plano Cicloviário e ajude a fazer a cidade de São Paulo ficar mais segura e humana!

(Equipe Bike Zona Sul: Aline Pellegrini, Kristofer Willy, Lucian De Paula, Marivaldo Lopes, Paulo Alves e Thomas Wang / Colaboraram: Anderson Augusto, Anderson Sutherland, Caio Guatelli, Felipe Claros, Felipe Coutinho, José Bergo, Renata Falzoni, Sasha Hart, Simone Penninck e Vanderlei Torroni)

Siga nossos coletivos irmãos:
Bike Zona Oeste
Bike Zona Norte
Bike Zona Leste
CicloCentro

#BikeZonaSul #BZS #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Bicicleta #Mobilidade #Transporte #Logistica #Lazer #Esporte #Cicloturismo #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe #SãoPauloPrasPessoas #CidadesParaPessoas


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s