Coletivos de ciclistas propõe eixo cicloviário conectando as 4 zonas de SP, Guarulhos, Rota Márcia Prado e o mar de Santos

Em reunião feita dia 18/05, os coletivos Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste, Bike Zona Leste e Bike Zona Norte apresentaram para a Secretaria de Mobilidade e Transportes do Município de São Paulo a demanda de conectar todas as 32 Subprefeituras (sobretudo periferias) e uma proposta de um grande eixo cicloviário que conectaria as quatro zonas da cidade, Guarulhos, a Rota Márcia Prado e o mar de Santos.

No Município de São Paulo, a proposta para esse eixo cicloviário é estender a Ciclovia Rio Pinheiros em suas duas pontas, cobrindo 61,5km entre as zonas Sul, Oeste, Norte e Leste. Dessa forma, a Zona Norte ganharia uma ciclovia na margem do Rio Tietê, que iria até a ciclovia existente no Parque Ecológico do Tietê e, a partir dela, até o Aeroporto de Guarulhos. Já na Zona Sul esse eixo cicloviário ajudaria a conectar o Extremo Sul, passando por Cidade Dutra e Grajaú. Essa conexão já está prevista no Plano Cicloviário, porém só seria feita em 2028.

Trajeto proposto para a Ciclovia Rio Tietê, conectando as zonas Sul, Oeste, Norte e Leste pela Ciclovia Rio Pinheiros e Parque Ecológico do Tietê.

Na esfera intermunicipal, a proposta é também estender este eixo, conectando o Aeroporto de Guarulhos, bem como a Rota Márcia Prado (que já é lei!) e Santos, totalizando cerca de 146km, sendo a maior parte do trajeto sem conflito com automóveis. Esperamos que isso ajude a impulsionar as várias demandas históricas nesses locais e que o Ciclo Comitê Estadual participe ativamente dessa pauta integrada. Esse grande eixo cicloviário intermunicipal permitiria a ligação do planalto com a baixada, conectando várias cidades vizinhas e beneficiando milhões de pessoas que poderiam pedalar em segurança, seja como meio de transporte, de lazer, para cicloturismo ou esporte. Ela beneficiaria todos ciclistas, moradores de bairros próximos, comerciantes e permitiria o desenvolvimento social, esportivo e econômico de várias regiões por onde esse eixo cicloviário passaria.

Trajeto proposto desde o Aeroporto de Guarulhos até o mar de Santos.

Além dos membros do BZS, BZO, BZL e BZN e diversos funcionários da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), também participaram da reunião técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a vereadora Renata Falzoni, Sergio Avelleda (ex-secretário de Mobilidade e Transportes) e representantes da Farah Service (administradora da Ciclovia Rio Pinheiros e do futuro Parque Bruno Covas). A proposta foi muito bem recebida por todos e contamos com o empenho deles para tornarmos esse eixo cicloviário uma realidade. 

Na reunião a Farah Service também informou que pretende doar placas de sinalização para ciclistas para o Município de São Paulo. A Farah também informou que está avançando com projetos de transposições sobre o Rio Pinheiros e novos acessos em ambas margens do rio, o que permitirá que mais ciclistas utilizem tanto a Ciclovia Rio Pinheiros quanto o futuro Parque Bruno Covas/Novo Rio Pinheiros. Segundo a empresa, esses projetos devem atender parte das nossas reivindicações e deve ser entregue ainda em 2021! 

Esperamos muito que todas estas importantes demandas e projetos avancem, e sabemos que será necessária muita vontade política na esfera Municipal e Estadual. Esse eixo cicloviário é viável e tem um potencial gigantesco, podendo causar inúmeros impactos positivos. Estamos na torcida e vamos continuar dialogando para cobrar e ajudar a construir avanços!

(Equipes Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste, Bike Zona Leste e Bike Zona Norte: Anderson Augusto, Felipe Claros, Paulo Alves, Sasha Hart e Thomas Wang)

#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas #CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #BikeSP #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:

YouTube: www.youtube.com/bikezonasul

Instagram: www.instagram.com/bikezonasul

Twitter: www.twitter.com/bikezonasul

Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul

Um comentário em “Coletivos de ciclistas propõe eixo cicloviário conectando as 4 zonas de SP, Guarulhos, Rota Márcia Prado e o mar de Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s