No dia 05/10/2020 os conselheiros da Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte se reuniram virtualmente com funcionários da Prefeitura, Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Participaram ciclistas de todas regiões da cidade, dos coletivos regionais (BZS, BZL, BZO e BZN) e imprensa especializada (Renata Falzoni e Rogério Viduedo).
A secretária Elisabete França manteve seu posicionamento informando que os 174 quilômetros serão entregues conforme acordado. Segundo foi apresentado, foram entregues 24,6 km de ciclofaixas/ciclovias e há 49,2 km em obras:

Ou seja, 73,9 km estão em andamento:

Desses, 34,9 km são contatos da SMT executados pela Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB):


Já sobre as licitações da Secretaria de Mobilidade e Transportes, foi informado que a SMT fez reuniões com o Tribunal de Contas do Município (TCM) para sanar dúvidas e enviou as respostas solicitadas pelo TCM, que precisa avaliar e retornar.




Além dos 34,9km contratados pela SMT e executados pela SMSUB, a SMSUB também é responsável por contratar e executar outros 68km de ciclofaixas:


Parte das novas ciclovias/ciclofaixas prometidas para 2020 será feita pela parceria público-privada (PPP) da Habitação:


Sobre as ‘requalificações’ (que na prática são manutenções) Prefeitura informou que já foram concluídos 151 km e há outros 25,2 km em andamento:

[Disponibilizamos a apresentação completa aqui]
Estamos em outubro e apenas 24,6km de novas ciclovias/ciclofaixas foram entregues, sendo que há 49,5km em obras… No total , temos apenas 74,1km dos 173,4km em obras! Isso quer dizer que as obras nem começaram para 100 km das ciclovias e ciclofaixas previstas para 2020.
O prefeito Bruno Covas (PSDB), que é candidato a reeleição, prometeu fazer 173,4 km de novas ciclovias e ciclofaixas, porém até agora menos da metade está em obras!
Nós esperamos que a meta seja cumprida e continuaremos dialogando, pois nosso objetivo é melhorar a segurança para os ciclistas. Questionamos sobre as obras em várias regiões da Zona Sul como a Av. Roberto Marinho, R. Neto de Araújo, R. Pedro de Toledo, R. Itapaiúna, R. Pedro Bueno e tantas outras importantes para a Zona Sul, porém as respostas não trazem previsões sobre a implantação da maioria das estruturas.
Enquanto isso, ciclofaixas removidas na surdina continuam apagadas (como a Amarilis apagada em 2017!), as poucas da periferia estão sumindo por falta de manutenção e há pouquíssimas estruturas previstas para as periferias… E no Extremo Sul existem apenas três previstas: Av. Carlos Caldeira, R. Miguel Yunes e R. Itapaiúna até a Ponte Laguna, mas as obras não começaram em nenhuma delas!
Continuaremos cobrando o poder público e fazendo sugestões, mesmo que muitas vezes a Prefeitura não nos ouça. Não vamos parar até que todos ciclistas possam se deslocar com segurança!
(Equipe Bike Zona Sul: Kristoffer Willy, Lucian De Paula, Paulo Alves e Thomas Wang)
#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe
Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
Facebook: www.facebook.com/bikezonasul
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/clubs/bikezonasul