Assine a petição pela ciclofaixa da Rua Pedro de Toledo!

O prefeito Bruno Covas prometeu implantar 174 km de novas ciclovias e ciclofaixas em São Paulo até o final de 2020, mas por enquanto menos de 20 km foram sinalizados. Há várias obras de recapeamento do asfalto, porém pouquíssimas dessas obras já contam com sinalização das novas ciclofaixas. 

Uma das obras mais atrasadas é a da Rua Pedro de Toledo, na Vila Clementino. Segundo a CET, nem o projeto da ciclofaixa foi feito. Essa ciclofaixa foi a mais votada na oficina participativa/workshop do Plano Cicloviário 2019-2020 e está no Mapa de Infraestrutura Cicloviária da CET:

Na última reunião da Câmara Temática de Bicicleta, a CET afirmou que ainda não possui projeto para essa importante ciclofaixa. Segundo eles, a Rua Pedro de Toledo não poderia contar com ciclovia pois possui a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com seu hospital universitário, e o Hospital São Paulo. Entretanto, a própria UNIFESP já entregou ofícios solicitando a criação da ciclofaixa na Rua Pedro de Toledo, pois funcionários e alunos usam a bicicleta como meio de transporte. 

Por conta dessa falta de ação por parte da Prefeitura, um dos editores do Bike Zona Sul que trabalha e mora na região decidiu criar um abaixo-assinado para cobrar a CET: www.change.org/CicloviaPedroDeToledo  . Assine e compartilhe, vamos exigir que a CET implante a ciclofaixa da Rua Pedro de Toledo!

A ciclofaixa da Rua Pedro de Toledo em um trajeto muito importante pois vai conectar a ciclovia da Domingos, 4 estações de Metrô, a UNIFESP, o Hospital São Paulo, passar por cima da Av. 23 de Maio, Hospital da AACD, Hospital do Servidor Público Estadual, conectar a ciclovia da Ascendino Reis, e seguir até o Parque do Ibirapuera, que se conecta com a ciclovia da Hélio Pellegrino. Ou seja, ela atende todos os critérios de planejamento que a CET estabeleceu:

  • Intermodalidade com eixos de transportes públicos
  • Alta demanda
  • Viabilidade
  • Conexão com ciclofaixas existentes
  • Redução de acidentes

Além disso, a praça da estação Santa Cruz é um espaço que concentra centenas de ciclo entregadores, que são parte dos serviços essenciais durante a pandemia. Eles não têm nenhuma rota mais direta e segura do que a rua Pedro de Toledo para ir da Vila Clementino até Moema, e de lá para a Faria Lima, duas áreas onde há muita demanda. Esses trabalhadores são muito importantes e precisam ser protegidos. Eles precisam que a CET entregue a ciclovia da Pedro de Toledo e muitas outras previstas para que possam continuar trabalhando com segurança.

A ciclofaixa nessa rua conectaria diversas escolas e faculdades, que têm investido para receber alunos, professores e funcionários que chegam de bicicleta. A UNIFESP, por exemplo, cujo campus de ciências médicas entende os benefícios da bicicleta para a saúde, recentemente publicou um Chamamento Público para a instalação de novos paraciclos para atender a demanda.

Essa estrutura também atenderia diversos hospitais da região, facilitando as vidas de médicos, enfermeiros e funcionários que vão trabalhar de bicicleta, assim como as vidas de vários pacientes que não possuem dificuldades de locomoção, o que liberaria estacionamento para aqueles que têm dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. Implantar a ciclofaixa é uma medida de saúde pública, que reduz o número de atropelamentos e vítimas, e que melhora o sistema cardiovascular, reduzindo doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como sobrepeso, hipertensão, diabetes, e outras, aliviando a carga de trabalho do SUS.

A ciclovia também seria boa para o comércio local, já que frequentemente cruzamos com as bicicletas de entrega próprias de restaurantes e padarias da Vila Clementino.

Por isso queremos que a CET respeite os desejos da população e entregue essa ciclovia que é exigida há anos e foi considerada a principal prioridade nas oficinas do Plano Cicloviário da Vila Mariana! Por uma São Paulo mais segura, mais móvel e mais saudável! Queremos a ciclovia da Pedro de Toledo!

Assine e compartilhe a petição:
www.change.org/CicloviaPedroDeToledo

(Equipe Bike Zona Sul: Lucian De Paula e Thomas Wang)

#BikeZonaSul#VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
Facebook: www.facebook.com/bikezonasul
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/clubs/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s