Nova ciclofaixa da Neto de Araújo vai conectar a Vergueiro, Dionísio da Costa e Ricardo Jafet!

Essa é uma análise rápida pois o trecho é bem curto, com cerca de 600 metros. A nova ciclofaixa ficará na Rua Neto de Araújo, próxima à Estação Vila Mariana.

Na imagem abaixo temos as ciclofaixas existentes em vermelho e as prometidas para 2020 em roxo, das quais temos duas em estágios finais das obras: a Avenida Ricardo Jafet e a Rua Domingos de Morais. As duas são importantes para a Zona Sul pois conectam estruturas existentes e permitem o deslocamento seguro em vias que possuem tráfego pesado e são rotas primárias para ciclistas pois são planas e retas.

Atualmente, as duas estruturas implantadas e as demais na região não estão conectadas pois faltam trechos entre elas, como fica claro no centro do mapa, onde existe a ciclofaixa da Rua Dionísio da Costa, porém ela não se conecta à da Rua Vergueiro.

BZS

A ciclofaixa da Rua Neto de Araújo fará essa conexão, além de fornecer uma rota para a futura ciclofaixa da Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi, que irá em direção à Aclimação.

Apesar de a nova ciclofaixa ser bem-vinda, o projeto deixa a desejar pois a conexão não será completa. No projeto não há indicações de que as travessias entre a futura ciclofaixa e as ciclofaixas existentes serão sinalizadas.

Não está prevista sinalização entre a ciclofaixa da Rua Vergueiro e a futura ciclofaixa da Neto de Araújo:

BZS

Essa travessia precisa ser conectada para que os ciclistas que usam a Vergueiro saibam que existem ciclofaixas por dentro do bairro e possam acessá-las com segurança. Da mesma forma, os ciclistas que vierem pela Neto de Araújo precisam conseguir acessar a ciclofaixa da Rua Vergueiro de forma direta e segura.

BZS1

BZS1

Após passar pela futura ciclofaixa da Rua Neto de Araújo, o ciclista se encontra no cruzamento com a Av. Lins de Vasconcelos, que também não terá conexão sinalizada:

BZS

BZS1
Ponto de vista do ciclista que vier da Rua Vergueiro em direção à R. Calixto da Mota/Dionísio da Costa pela R. Neto de Araújo. (Google)

A ausência de uma conexão sinalizada entre as duas ciclofaixas é ruim pois deixará os ciclistas expostos em um cruzamento movimentado, onde cada via de acesso possui sua regra, há ônibus circulando em diferentes sentidos e uma ciclofaixa pode não ser visível a partir da outra (e vice-versa).

BZS1
Rota do ciclista que vier pela Dionísio da Costa/Calixto da Mota para a Neto de Araújo no sentido R. Vergueiro/Paraíso. (Google)

A Rua Neto de Araújo possui um potencial muito bom para conectar as estruturas existentes nas ruas Vergueiro e Calixto da Mota/Dionísio da Costa, porém sem a sinalização nos cruzamentos parte desse potencial se perde.

É nos cruzamentos que a maioria dos atropelamentos e colisões acontece, por isso é necessário sinalizar todas travessias e realizar acalmamento de tráfego nesses trechos. Infelizmente, esse projeto não prevê sinalização nem acalmamento de tráfego nos dois cruzamentos onde a futura ciclofaixa vai se conectar às duas existentes.

Sem a sinalização das travessias, ciclistas iniciantes e mais frágeis (como crianças e idosos) vão se sentir inseguros e podem acabar sendo atingidos por veículos motorizados. É necessário que as travessias sejam sinalizadas, trazendo mais segurança para todos.

Esperamos que a CET inicie a sinalização da ciclofaixa da Rua Neto de Araújo (e dos demais 174 km prometidos), assim como sinalize as travessias de ciclistas nos dois cruzamentos citados.

E não perca: no dia 04/09, às 20h, o Bike Zona Sul fará uma live para debater o andamento das obras cicloviárias em São Paulo! Você poderá participar ao vivo comentando e enviando perguntas pelo nosso Youtube e Facebook!

(Equipe Bike Zona Sul: Kristofer Willy, Paulo Alves e Thomas Wang)

#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio #Compartilhe


Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
Facebook: www.facebook.com/bikezonasul
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/clubs/bikezonasul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s