No dia 27 de abril o Bike Zona Sul participou do workshop do Plano Cicloviário de São Paulo, organizado pela CET (Companhia de Engenhara de Tráfego) em conjunto com a CTB (Câmara Temática de Bicicleta).
O workshop foi focado nas subprefeituras do Jabaquara, Cidade Ademar, Campo Limpo, M’Boi Mirim Parelheiros e Butantã (na Zona Oeste).
Durante a manhã os representantes da CTB, o BZS, a Ciclocidade, os ciclistas e técnicos da CET conversaram sobre os dados de mortes no trânsito de cada subprefeitura. Também foram realizadas sinalizações em mapas, conforme as fotos abaixo!



As pessoas também puderam dar sugestões sobre como a CET/Prefeitura pode fomentar a cultura da bicicleta (com post-its azuis), onde foram dadas ideias como “aulas sobre leis de trânsito nas escolas da rede municipal”, “incentivar o cicloturismo” e “campanhas incentivando a preferência de pedestres e ciclistas”.

Sobre a participação social (post-its amarelos), os ciclistas pontuaram que “o comitê de segurança viária deve ter participação civil”, que a Prefeitura deve “disponibilizar dados em plataforma online para download” e que “as audiências públicas devem ser de sexta à noite e sábado de tarde pois as pessoas trabalham” (leia mais sobre as audiências no final desse post!).

A CET também colheu sugestões sobre a infraestrutura (post-its rosas), onde as pessoas pontuaram que a CET “não deve ter medo de retirar espaço dos carros” e deve “priorizar ciclistas e pedestres sempre”, assim como os ciclistas querem “pontes com ciclovias” e “redução de velocidade na cidade toda”.

Também foram coletadas sugestões sobre como avaliar e monitorar as estruturas existentes e futuras (post-its verdes). Nesse tópico as pessoas incentivaram a colocação de “fiscais da CET e guardas da GCM de bicicleta”, a abertura de concursos de fiscais da CET, “mais contadores de ciclistas nas ruas” e a adoção anual do IDEciclo para a avaliação das estruturas.
Em breve a Prefeitura marcará as audiências públicas sobre a implantação de ciclovias/ciclofaixas em cada subprefeitura, onde a participação dos ciclistas é essencial! Após tanto trabalho, é necessário reforçar que os ciclistas precisam de ciclovias para se proteger!
Quando as datas das audiências saírem, vamos postar na nossa fanpage e aqui no blog!
Você que é ciclista, avise outros ciclistas da sua região e compareça! Convide amigos e parentes que desejam que você volte vivo para casa! Convide comerciantes que possuem clientes que pedalam! Precisamos de muitas pessoas a favor das ciclovias para pressionar a Pefeitura e cobrá-los!
(Equipe Bike Zona Sul: Paulo Alves e Thomas Wang)
#BikeZonaSul #VaiTerCiclovia #CicloviasSalvamVidas
#CidadesParaPessoas #SãoPauloPrasPessoas #Mobilidade #Bicicleta #Transporte #BikeFazBemAoComércio
Siga o Bike Zona Sul nas redes sociais para ficar por dentro das ações e eventos do coletivo:
YouTube: www.youtube.com/bikezonasul
Instagram: www.instagram.com/bikezonasul
Twitter: www.twitter.com/bikezonasul
Strava: www.strava.com/athletes/bikezonasul
3 comentários em “Como foi o workshop sobre ciclovias na Zona Sul?”